segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Esteio de ninguém

Ultimamente, tenho sido contemplado com a oportunidade de conhecer grandes pessoas e, óbvio, agradeço muito à Deus por tudo isso. Talvez eu estivesse caminhando por vias oblíquas, o que geralmente nos deixa próximo do endereço do tédio e da insatisfação. Por sorte, minha calma e elegância atuaram mais uma vez em minha vida para me indicar o caminho.
Numa dessas oportunidades, conheci uma bela mulher. Sorridente, de expressão leve e tranqüila, não pude evitar: tive que conhece-la. Paulistana, 30 anos de idade, estava acompanhada de uma amiga, tomando uma cerveja lá no Chico Mineiro. Conversamos muito e de cara ela me perguntou se tinha namorada. Disse que não. Ela me perguntou se queria namorá-la. Não soube o que responder, só pensei: isso jamais tinha me acontecido, quanta rapidez... Me senti a mulher da mesa, levando cantada e ficando sem jeito. Só sei que aquela noite de Lua cheia me trouxe com sua luz a oportunidade de apreciar bons momentos ao lado daquela pessoa. Sou cativado por isso, pessoas diferentes, com jeito bastante peculiar de pensar e agir. Exatamente o que vi nela: uma educação e fineza incomuns hoje em dia, uma certa timidez e uma beleza individualíssima.
Paqueramos durante uma semana, depois entregamos para Deus. Lembro de nossas conversas sobre determinação e objetivos na vida, bem como das dificuldades de alcançar o que se almeja. Em uma palavra ela definia tudo: FOCO. Precisamos de um foco, um caminho, e não forçosamente se entregar aos intempérios. Ela dizia: "você é seu próprio esteio, não pode ser esteio de ninguém". Concordei com ela e fiquei super feliz com tudo que ouvi e aprendi em sua companhia. Hoje tenho a honra de comemorar a sua amizade.
Em homenagem, comemoro o aniversário da leonina no próximo dia 21 com um poema que foi musicado por Adriana Calcanhoto, de um poeta português que eu não sei o nome. Refere-se diretamente ao esteio, coisa que nunca fomos um do outro. Um beijo, parabéns!
רפאל

"Eu não sou eu, eu sou o outro
sou qualquer coisa de intermédio.
Pilar da ponte de tédio
que vai de mim até o outro."

Nenhum comentário: