sexta-feira, 12 de junho de 2009

Macaco cidadão


O Governo do Estado do Pará anuncia como obra indispensável ao desenvolvimento do Estado o prolongamento da Rodovia dos Trabalhadores (Transmangueirão) através da sua união com a Avenida Júlio Cesar. Consequentemente, esta obra seria executada com prejuízo ao Parque Ecológico do Município, área de 44 hectares localizada entre os conjuntos Bela Vista e Médice.
Os moradores do Bela Vista não poderiam deixar de ficar indignados e insatisfeitos com a empreitada estatal, uma vez que serão os mais afetados com a perda de quase a totalidade de sua área verde. Não há, em nenhum momento, um projeto que leve em consideração a preservação da mata centenária que cerca o conjunto.
Indo mais além, paro para pensar se o Governo é capaz de me responder uma pergunta mais que fundamental: o que nós queremos para Belém? Qual é o projeto urbanístico que hipostaseamos para a cidade?
O que vejo é precipitação e descaso: acredito que os engenheiros encarregados desconheçam que essa área foi criada através do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, e como UC (Unidade de Conservação), tem a proteção de uma lei municipal que istitui e regula o Parque Ecológico do Município de Belém.
A precipitação do Estado é clara e visível: primeiro, em sonhar que sediaria a Copa do Mundo de Futebol em 2014. Descartada a possibilidade, imagino que prejudicar o bem estar e a segurança de famílias e desgastar potencialmente uma área verde por causa somente de um campeonato é uma tremenda incoerência. Sem falar que, óbvio, as grandes seleções jamais jogariam aqui, elas provavelmente iriam para o outro Brasil que fica mais embaixo. Assim, imaginem os possíveis clássicos que perdemos: Rússia x Marrocos, Israel x Trinidad & Tobago, Senegal x Egito...
Nasci e cresci convivendo com essa área verde, escutando o sabiá cantando na hora do café, dando comida aos macacos-de-cheiro, isso sem falar das trilhas e brincadeiras na mata. Acredito que minha dúvida quanto a pertinência dessa obra é contundente. Se tudo se consumar, o que vai restar é isso aí na foto, macaco no asfalto, ou macaco cidadão. Não há indenização que traga de volta a paz que nós vivemos hoje nesse pedacinho de céu que é o Bela Vista.
Com tudo isso o Governo do Estado anuncia que vai plantar um bilhão de árvores. Nada mais justo, pois só aqui no conjunto devem ter derrubado umas 10 milhões!
O que vão fazer do ecossistema local? Isso ninguém se manifesta. O Governo se "compromete" a fazer centro de pesquisa, organizar a visitação ao parque, etc... Lembro que o parque sequer é do Estado, e sim do Município de Belém, portanto, como é que posso entender isso. Ainda mais de um Governo que, sinceramente, até hoje não concluiu nada com competência. É o Governo do projeto, do planejamento. Governo Power Point, isso aí!

Imagino que macacos como esse aí sejam objeto de um projeto de "inclusão social", e que o o Estado vá destinar subsídios para seja possibilitada a preservação de sua "dignidade humana", atraves do exercício da "ação afirmativa" de seus "direitos atávicos de macaco primitivo", combinados com a perspectiva de expansão das garantias sociais dos desfavorecidos.
É, pois esse macaco aí vai ficar sem terra, ou melhor, sem galho. O que fazer? Bolsa-sem-galho pra ele!



רפאל

Nenhum comentário: